Terno de Reis

Terno de Reis

Terno de Reis é como são chamadas as canções, ou os pequenos grupos de músicos que as realizam. As músicas  têm como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se  encontrava o menino Jesus. O Terno de Reis mantêm uma tradição de origem portuguesa relacionada a essa  história bíblica. Tradicionalmente, esses grupos percorrem as casas de suas comunidades desde o  dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que se comemora o  Dia de Reis. 


A tradição se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os  quais os chamados Três Reis Magos, Gaspar, Melchior e Baltazar, e representam o período de busca dos três reis pelo menino Jesus. Desse modo, é comum que os grupos, tradicionalmente compostos por 3 cantores do Terno e outros  instrumentistas, cheguem às casas de suas comunidades de surpresa durante a noite, entre os dias 25  de dezembro e 6 de janeiro de cada ano. 
 

Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis em Portugal diz-se também Reisada é uma
manifestação católica, cultural e festiva classificada, sobretudo no Brasil, como manifestação
folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofania, caracterizada pela
adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.


Há registro de festejos em várias regiões do país, como por exemplo, no Estado do Espírito Santo, e
Recôncavo baiano onde a prática é conhecida por Folia de Reis, que se caracteriza pelo uso de
pífanos, zabumba, sanfona e violão.


Já em Florianópolis, nestes festejos existem elementos musicais com a presença de vários
instrumentos (desde acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiros, etc.) em
que os participantes do reisado visitam as casas de porta em porta com sua cantoria, lembrando a
viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra.


O ciclo de festejos natalinos chega ao fim no calendário cristão com o dia de Reis. A data marca também a chegada dos primeiros imigrantes açorianos na Ilha de Santa Catarina, em 1748, trazendo tradições que se mantêm vivas na cultura popular.
Introduzido no Brasil pelos jesuítas e por colonizadores portugueses, o Terno de Reis é uma grande  manifestação religiosa presente nos povoamentos do litoral, durante as comemorações do ciclo  natalino. Formado em média por três a oito pessoas  com roupas coloridas, os grupos de cantorias são integrados tradicionalmente por cantadores e  instrumentalistas que improvisam versos e trovas alusivos aos três Reis Magos e ao nascimento de  Cristo, saindo de casa em casa, cantando e recolhendo donativos para novenas em homenagem ao  salvador. 

A palavra “Terno” vem do número três. Três foram os reis magos, e três presentes: ouro, incenso  e mirra que simbolizam as três dimensões de Jesus Cristo: Realeza, Divindade e Humanidade. A  apresentação dos grupos também é feita em três partes: chegada, anúncio e despedida.
Os principais cantadores formam igualmente um trio. Três são os instrumentos que se destacam nas cantorias:  viola, rabeca e pandeiro, atualmente há também acordeom. Cada grupo chamado em alguns lugares  de Folias de Reis, Terno de Reis ou Reisada é composto por músicos tocando instrumentos em sua  maioria de confecção caseira e artesanal. 

Esta prática sociocultural foi protegida pelo Registro para que se mantenha viva como parte da identidade  cultural popular. 
Valorizar e fortalecer uma tradição da cidade é uma política da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, que busca  dar visibilidade aos grupos de “Terno de Reis”, fomentando os encontros anuais desta tradição que  está presente em várias localidades dentro de nossa Ilha. 

Em Florianópolis podemos listar alguns grupos que fazem parte do Evento de Encontro de Terno  de Reis: 

 

  1. Sr. Lili da Rabeca 
  2. Grupo Alegria- Saco dos Limões 
  3. Grupo de Terno Anunciação do Itacorubí - Ademilson 
  4. Grupo Estrela de Luz da Trindade - Oraldo 
  5. Família Fielson- Trindade - Quita 
  6. Grupo Serenata de Natal - Campeche 
  7. Grupo de Terno de Reis do Pântano do Sul 
  8. Grupo de Terno de Reis Alegria de Viver- Armação 
  9. Grupo de Terno de Reis de Sambaqui 
  10. Grupo de terno de Reis da Lagoa 
  11. Grupo de terno de Reis da Caieira da Barra do Sul 
  12. Grupo de terno de Reis da grande Florianópolis 
  13. Grupo da Costa de Dentro 

As Festividades do Terno de Reis estão registradas como Patrimônio Imaterial ou Intangível pelo processo nº 003/2018, encaminhada pelo Secretário de Cultura, Esporte e Juventude. Registrado no Livro II Das Celebrações- Página 04. Em 04 De Janeiro De 2019 
Decreto Nº 19.563 De 04/01/2019.

FONTE
DOSSIÊ DE REGISTRO, Prefeitura Municipal de Florianópolis/Secretaria de Cultura/Fundação
Cultural Franklin Cascaes/2018