Sobre

Criada em 29 de julho de 1987 pela Lei nº 2647, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes foi instituída com o propósito de fomentar uma ação cultural forte, autônoma e articulada com os setores turísticos, proporcionando maior autonomia às políticas públicas para a área da cultura em Florianópolis.

A FCFFC tem entre seus objetivos zelar pela conservação do patrimônio histórico e cultural da cidade,manter e criar espaços e eventos culturais, promover e divulgar o folclore, estudos sobre as tradições.

Cumprindo seu papel de manter espaços culturais, a Fundação é responsável por: Centro de Documentação e Pesquisa Casa da Memória;  Galeria de Artes Pedro Paulo Vecchietti; Galeria do Mercado Público Municipal José Cipriano; Teatro da UBRO; Casarão Bento Silvério; o Armazém da Renda; Arquivo Histórico Municipal Professor Oswaldo Rodrigues Cabral. Todos os espaços geridos pela Fundação são públicos e com acesso gratuito.

Além dos espaços, também passam pela FCFFC os projetos via Lei de Incentivo à Cultura (LIC); Fundo Municipal de Cultura (FMC); Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e a Lei Aldir Blanc. Todos os projetos financiados visam a promoção da cultura na cidade

Atualmente, a sede da FCFFC fica na Passarela Nego Quirido, mas desde o início de suas atividades já ocupou diferentes prédios. A sua primeira localização foi no antigo Portal Turístico de Florianópolis, na cabeceira continental da Ponte Colombo Salles. Sua sede também já foi a  torre sul do Mercado Público Municipal ; a antiga Fábrica de Bordados Hoepcke; o Forte de Santa Bárbara entre outros edifícios centrais.