Casarão Bento Silvério é reaberto nesta terça, 29

O Centro Cultural Bento Silvério, também conhecido como Casarão da Lagoa, irá reabrir suas portas nesta terça-feira, às 9h30. Além da reforma, o casarão também passou por restauro artístico de pintura mural de quase 110 anos. O prédio já foi sede da antiga estação radiotelegráfica construída em 1912 com traços da arquitetura do período pós-revolução industrial, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico do Município em 1985.

Para celebrar a reabertura, estão previstas exposição de personagens do Boi de Mamão, renda de bilros, roda de rendeiras, declamação de poemas e apresentações musicais. “O Casarão sempre foi um polo cultural na Lagoa, estávamos mantendo atividades apenas na Casa de Máquinas, e agora teremos o espaço completo para a realização de programações culturais” explica Fábio Botelho, superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

O Casarão Bento Silvério foi construído pelo antigo Departamento de Correios e Telégrafos e teve como função inicial dar suporte à navegação costeira e transatlântica. Seu nome é em homenagem a um jornalista político, que viveu entre Bento Silvério 1951 e 1987, no então Distrito da Lagoa da Conceição, que também se destacou por ser contista.

Programação:

09:30 - Cerimonial de abertura

Mr. Rolê

Abertura do espaço expositivo - obras do Acervo da FCFFC;

Instalação dos Pão-por-Deus;

Exposição personagens do Boi de Mamão;

Exposição de Rendas de Bilros;

Rendeiras Cantadeiras de  Cantoria de Ratoeira;

Intervenção do JB - Declamação de Poesias do Cruz e Souza

Contação de História com  "A Rendeira e a Virgem " - Andréa Rihl

10:30h - Mestre Xan (baterista)  e Bebeco Rocha (voz e violão)

Foto: Leonardo Sousa/PMF